sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Um comentário:

Anônimo disse...

Senhor,
Rio de janeiro, 14/06/2010
Sou um cidadão brasileiro que pago meus impostos e respeito às leis do meu pais.
Resido no Recreio dos Bandeirantes, Rio de Janeiro/RJ, Avenida das Américas, nas imediações do nº 18.890, próximo ao Shopping Recreio, e estou presenciando, gradualmente, uma agressão ao meio ambiente. Minha tolerância com o descaso de uma providencia chegou ao limite. Dessa forma, nesta carta denuncio o início da instalação de um lixão e, quem sabe, da favelização de uma área nobre dessa nossa cidade maravilhosa.
Peço uma fiscalização imediata para o lixão/favelização que se forma na rua adjacente à Avenida das Américas, logo após o posto Shell, na pista sentido a grota funda, entre os nº 18.890 19.000, quase frontal ao Shopping Recreio. Tal rua não é pavimentada. Disso se aproveitam caminhoneiros que trazem lixo organico e resíduos de obras, materiais diversos e destroços, degradando um ambiente que abriga vivendas de pássaros com arborização natural impedindo o equilíbrio ecológico daquela área. O absurdo de tudo é que isso é visto pela COMLURB e/ou terceirizados que comparecem ao local com pás mecânicas e aos poucos vão empurrando esses detritos num ciclo vicioso de aterramento do local. Há indícios de que cerca de 200 metros desse abrigo natural já esteja aterrado com detritos e dejetos. É uma perfeita agressão ao meio ambiente e à paisagem nativa. Por obra da natureza, o Bairro do Recreio dos Bandeirantes ainda é constituído de abundante vegetação nativa conjugada com a mata atlântica, com verdadeiros refúgios onde a população da fauna encontra abrigo ainda natural. Senhores governantes e autoridades constituídas, não permitam que essa obra prima da natureza seja dilapidada. Ademais disso, se valem os moradores de rua que passaram a transitar no local e gerar insegurança física para os moradores da região. Há relatos de furtos e assaltos nessa área.
Recorda-se que o Poder Público tem o dever de fiscalizar e punir condutas e atividades degradadoras do ambiente, e poderá fazê-lo de forma muito mais rápida e eficaz se lhe indicarmos onde esses atos ocorrem. Quando nos deparamos com alguma prática prejudicial ao meio ambiente, não podemos simplesmente lamentá-la e esperar, passivamente, que o Poder Público, por si só, a "descubra" e então a reprima, até porque uma eventual demora na descoberta pode ser fatal... para a natureza e para nós. Isso está sendo postulado nesse momento precisamos de apoio governamental para impedir essa degradação.
A Constituição Federal dedicou um Capítulo ao meio ambiente, já protegido, aliás, por legislação ordinária: "Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum ao povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para a presente e futuras gerações".
Dentro desse contexto legal, e como cidadão, rogo, pois o vosso apoio e a fiscalização eficiente e eficaz, em prol da cessação dessa atividade nociva de agressão ao meio ambiente e provável criação de uma nova favela no local que certamente fará os índices de criminalidade aumentar na região e provocar insegurança para nossas famílias.
“Todos nós temos direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. E conseqüentemente temos o dever de zelar para que ele permaneça em perfeito e constante equilíbrio”.
Na certeza que serei atendido nesse pedido de defesa do meio ambiente, e consequente apoio da área de segurança pública municipal e estadual do Rio de Janeiro, antecipadamente agradeço seu apoio, subscrevendo-me.
E. Santos