quinta-feira, 17 de junho de 2010

ALGUMAS INFORMAÇÕES SOBRE A REGIÃO

JACAREPAGUÁ
Em 1998, a Linha Amarela era aberta ao tráfego de veículos.
Na época, a Baixada de Jacarepaguá, sobretudo a Barra, já apresentava crescimento populacional bastante acentuado.

JACAREPAGUÁ HOJE
A região de Jacarepaguá possui 600.000 moradores. O que equivale a 10% da população da cidade.
A cada ano, 14.000 novos moradores chegam a Jacarepaguá. De cada 10 edifícios erguidos na cidade, 2 são erguidos na região.

BARRA DA TIJUCA HOJE
A auto-estrada Lagoa-Barra foi construída para suportar 50.000 veículos/dia.
Atualmente, passam cerca de 150.000 veículos/dia na Avenida das Américas, o que explica a velocidade média de 11km/h no horário de trânsito intenso.
(Jornal da Record, 16 jun. 2010)

O PLANO PILOTO E A REALIDADE
No projeto de Lucio Costa (Plano Piloto,1969), o urbanista previu a criação de outras vias além da Av. das Américas, que ligariam os extremos do bairro. No entanto, a Av. Via Parque - uma das mais importantes para desafogar o trânsito local - até hoje possui poucos quilômetros construídos.
Outra avenida que poderia contribuir bastante para a circulação na região é a abertura da Av. Dulcídio Cardoso, localizada junto ao Canal Marapendi. Esta encontra-se parcialmente construída, sendo mais utilizada por moradores dos condomínios e loteamentos próximos...

5 comentários:

IHJa disse...

Muito bom o blog!
Abraços

Anônimo disse...

Esse blog mais parece preocupado com Jacarepagua do que com o Recreio e a Barra.

Alguem sabe informar qual o site dos moradores do RECREIO?

Anônimo disse...

indicação

www.prontodistribuidora.com.br

Anônimo disse...

O esforço do governador e do prefeito para acabarem de vez com a Barra, Recreio, etc. anda a todo vapor.

A Cidade da Músicaem breve virará ruína e só poderá ser visitada como uma espécie de "coliseu carioca".

É no transporte público, entretanto que esses dois pretendem acabar de vez com a região.

O maldito BRT (feito para dar ainda mais dinheiro para a Fetranspor que banca campanhas eleitorais) já começa a mostrar sua cara: a Avenida das Américas, lamentavelmente desfigurada pelo excesso de sinais em lugar de passagens subterrâneas, agora perdeu sua maior vantagem que era o fato de ser ampla, ficando os carros espremidos em apenas duas faixas (a terceira foi entregue para o malfadado BRT e isso nos custará muito caro).

Se antes já estava terrível para transitar na Av. das Américas por conta dos inúmeros sinais no que deveria ser uma via expressa e da famigerada onda vermelha implantada para arrasar com a paciência do motorista (é impossível pegar dois sinais verdes em seqüência) e arrecadar um pouquinho mais nos pardais, agora com uma faixa a menos ficará INSUPORTÁVEL.

Em troca ganharemos um ônibus que nos levará a Santa Cruz, outro ao aeroporto e outro a Deodoro. Ok, isso pode ser útil para quem se dirige desses locais à Barra, mas que mal pergunte, quem da região da Barra trabalha nesses lugares??? Enquanto isso o grosso do fluxo para trabalho que sai de Recreio, Barra, etc. NADA receberá para atenuá-lo, muito pelo contrário precisará suportar uma faixa a menos para locomover-se.

Como se não bastasse tudo isso, enquanto ruas na Zona Sul e Centro são recapeadas e estão com asfalto liso, Barra e Recreio foram esquecidos. Transitar na rua Gláucio Gil, por exemplo, uma das principais do Recreio é um verdadeiro RALLY. Rasguei um pneu naquela rua e fujo dela a todo custo. Sinto vergonha ao ver seu estado.

Sinceramente, para que pagamos tanto IPTU nessa região? Nada do pouco que a prefeitura e governo fazem aqui é para atender ao morador dessa região. Estamos ABANDONADOS, não vemos perspectivas e a questão do trânsito só promete se agravar e muito no futuro. Os imóveis da região há muito não acompanham a valorização da zona sul, centro, etc. porque a prefeitura e governo não oferecem pespectivas de melhorar nossos problemas que apenas se agravam (o trânsito é o pior deles).

A única luz no fim do túnel parece ser a do trem que vem nos atropelar.

E que mal pergunte: duplicação da Lagoa-Barra, catamarãs Centro-Barra-Recreio, etc., onde foram parar ??? Será que esses governantes só pensam em ônibus, ônibus e ônibus??? (Nem considero o metrô uma alternativa pois largar uma estação no Jd Oceânico não atende sequer a 10% da Barra, o que dizer do Recreio e demais bairros da região...).

Tragédia anunciada. Sorria: amanhã será pior.

Só quero ver com que cara lavada o sr. Dudu Paes ainda virá aqui pedir votos como se fôssemos um reduto eleitoral dele. Não somos IDIOTAS !

Anônimo disse...

Prezado,

Venho fazer um apelo para que intervenha rapida e seriamente junto às autoridades competentes na questão da segurança da Polícia Militar no nosso bairro. Tenho ouvido como nunca antes casos de roubos à mão armada no Recreio. No último dia 12/6/2012, eu mesmo fui vítima de assaltantes na porta do meu prédio, na Henrique Stamile Coutinho, por volta de 21:30h. Eles estavam em um táxi e roubaram a mim e ao taxista que me deixava.

Já conversei com vários outros moradores e a sensação de insegurança está aumentando, o que é terrível em um bairro que sempre foi tão gostoso como o nosso. Já vi esse filme quando há dez anos atrás deixei a Tijuca para vir para o Recreio em busca de paz. Se agirmos logo, podemos evitar a infestação da bandidagem, a sensação de pânico e a inevitável desvalorização de nossos imóveis.

Ao dar queixa na Delegacia Legal do Recreio, fui informado pelos policiais de que a Polícia Militar não está mais fazendo rondas no Recreio. Ou seja, estamos COMPLETAMENTE ABANDONADOS PELA POLÍCIA. Basta andar pelas ruas que qualquer um de nós percebe como nosso bairro não tem qualquer segurança e está a mercê da bandidagem que começou a perceber que aqui é muito fácil "ganhar a vida" roubando.

Não temos como pensar em qualidade de vida sem uma questão tão básica como a SEGURANÇA.

Peço encarecidamente ao senhor que possa tomar algum tipo de providência. Fico à disposição para mais informações e para colaborar neste processo.

Atenciosamente,